top of page

Teste de Coloração Pessoal - Cabelo Preto é Sempre Inverno? Não!

Quando se fala em teste de coloração pessoal, muitas pessoas ainda acreditam que a uma pessoa com cabelo preto se enquadra automaticamente na paleta de inverno. É um mito!

.A profundidade escura do cabelo preta pode levá-la a se encaixar nas paletas de inverno, outono e até uma primavera brilhante, dependendo de outros fatores importantes, como o subtom da pele e a intensidade das cores que mais a favorecem.

cabelo preto

Se você é colorista mas não tem segurança na hora da coloração pessoal, no Curso Online de Formação em Coloração Pessoal todo os tipos de beleza são amplamente testadas, deixando a consultora ainda mais à vontade e segura na hora da entrega de uma cartela.


curso online de formação em coloração pessoal

Entendendo o Teste de Coloração Pessoal

O teste de coloração pessoal, é um método utilizado para determinar quais cores de roupas, maquiagens e acessórios mais harmonizam com a pele, cabelo e olhos de uma pessoa. Esse teste considera vários fatores, como:

  • Temperatura (quente ou fria)

kit tecidos temperatura
  • Intensidade (brilhante ou suave)

tecidos intensidade da cor
  • Profundidade (clara ou escura)

Tecidos profundidade da cor

Esses critérios ajudam a categorizar as pessoas em uma das doze paletas de cores, que é o que chamamos de método sazonal expandido! E para realizar o teste é fundamental o uso de tecidos e materiais específico, que temos disponíveis na nossa lojinha.


Cabelo Preto e Profundidade Escura

O cabelo preto possui uma profundidade escura evidente, mas isso não significa que todas as pessoas com esse cabelo pertençam automaticamente à paleta de inverno. É crucial considerar outros elementos, especialmente o subtom da pele.

E claro que também é importante salientar que muitas vezes coloristas com menos experiência acabam se apegando a apenas um ponto, em especial por se sentirem inseguras. Nosso curso Online de Coloração Pessoal tem bastante foco em mostrar como as cores reagem nessa pele e como o teste pode ser realizado com excelência e segurança.


Subtom Frio: Inverno

  • Se o cabelo preto tiver um subtom frio, com tonalidades azuladas ou rosadas, ela pode se enquadrar na paleta de inverno. As cores de inverno são caracterizadas por serem intensas, frias e profundas, como azul marinho, preto, branco puro, vermelho rubi e tonalidades vibrantes de rosa.

cabelo preto azulado

Subtom Quente: Outono ou Primavera Brilhante

  • Se o cabelo preto tiver um subtom quente (como um amarronzado), com tonalidades mais avermelhadas, ele se encaixará melhor na paleta de outono ou até mesmo na Primavera Brilhante. As cores de outono são ricas, quentes e terrosas, como marrom, verde oliva, mostarda, laranja queimado e vinho e as cores de primavera, apesar de quentes, são mais intensas, como por exemplo o laranjado!

Cabelo preto quente

Exemplos Práticos

  • Lupita Nyong'o: Lupita além de uma pele preta, tem um cabelo preto bem azulado, com um subtom frio, o que a coloca na paleta de inverno. Ela brilha em cores intensas e frias, como azul cobalto e vermelho rubi.

Cabelo Lupita
  • Maju Coutinho: Maju já possui um cabelo menos vibrante e mais amarronzado, com um subtom quente, o que a faz se destacar em tons da paleta de primavera. Ela fica linda com cores vibrantes, mas a temperatura quente a favorece mais do que as temperaturas frias.

cabelo maju coutinho

São detalhes sútis e belezas bastante características, por isso o treino de olhar é tão importante!


Como Descobrir Sua Paleta?

Para descobrir sua paleta de cores pessoal, o ideal é fazer uma análise com um profissional de coloração pessoal. Mss podemos te dar algumas dicas:

  • Experimente usar roupas de cores frias (como azul e cinza) e quentes (como amarelo e laranja) e veja quais tons realçam mais sua aparência.

  • Observe como sua pele parece saudável e vibrante com certas cores, enquanto outras podem fazer você parecer pálida ou cansada.


Teste de coloração Pessoal


Como Se tornar uma Colorista?

Para que você possa aplicar o teste de coloração pessoal e se sentir segura na hora de direcionar sua cliente em cores que efetivamente favoreçam a sua beleza, você precisa ter a formação e treinamento em Coloração Pessoal. Aqui no Resolva existem 2 cursos que te tornam apta a atuar na profissão e que podem ser feitos individualmente ou se complementando:



O cabelo preto não pode ser automaticamente categorizado como inverno. A profundidade escura pode levar a uma associação com as paletas de inverno, outonos ou até uma primavera brilhante, dependendo do subtom. Portanto, é essencial considerar todos os fatores durante o teste de coloração pessoal para encontrar as cores que realmente irão destacar sua beleza natural. Lembre-se, a cor certa pode fazer toda a diferença!


cabelo castanho escuro

E se quiser se aprofundar ainda mais nesse assunto, venha visitar nosso site.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page