Uma das coisas que mais queremos é nos entender e refletir tudo o que gostamos nas nossas escolhas diárias. Isso é entender o seu estilo…mas sabemos que por vezes nos sentimos perdidas.
Por isso hoje, trouxemos dicas práticas para te ajudar a se conhecer melhor!
1. Pratique Autoconhecimento com os estilos universais
O primeiro passo é entender quem você é. Qual a sua rotina? Sua profissão? Quais cores você mais gosta? E estampas, fazem parte do seu dia a dia? Unir todas essas informações vai falar muito sobre você! Veja os 7 estilos universais a seguir:
O estilo pessoal é a nossa narrativa visual. É nossa essência, maneira de ser e personalidade. Tudo isso somado nos traz uma marca pessoal única, que consiste em entender o que a gente é, para ser representado de dentro para fora, em formato de roupa. O estilo universal é uma referência do nosso estilo pessoal, demonstrado na imagem anterior.
2. Tenha inspirações
Já pensou em criar um moodboard ou até uma pasta de inspirações com looks que você gosta e adoraria usar? Pode ser no celular ou até no Pinterest.
Você pode salvar combinações de cores, looks para a estação, modelagens que você gosta, de produções de celebridades ou de street style, ou ideias de como usar uma peça.
A partir destas imagens, você consegue perceber repetições do que gosta e que nunca tinha prestado atenção antes. Essas repetições nos ajudam a entender quem a gente é, em forma de roupa.
3. Busque tendências que te representem seu estilo pessoal
A moda é muito rápida, todo dia uma novidade nas vitrines, e ai acabamos nos perdendo dentro daquilo que gostamos.
Para aderir a qualquer tendência ou trazê-la para o seu armário, é preciso você se conhecer bem.
Conhecer-se e se respeitar nunca foi tão vital e isso a gente também aplica na moda. Se você curte uma tendência específica e quer testar, misture com peças que você já tem e se sente bem. O espelho é nosso melhor amigo: gostou, usa; não gostou, troca.
Nem todas as tendências se encaixam a todos os estilos, por isso tanta coisa nova surge diariamente. Você não precisa usar tudo para se sentir estilosa.
Saber reconhecer isso também é importante para não transmitirmos a mensagem errada. Nosso estilo pessoal é traduzido em roupas e essa é a forma como nos comunicamos com o mundo. Tudo o que a gente veste comunica.
4. Desapegue do que não tem a ver com você
Não adianta ter um monte de coisas que você não usa ocupando espaço e você usando sempre a mesma coisa né?
Então, se você já conseguiu analisar que algumas peças não te representam, é hora de desapegar!
Estudos mostram que, em média, usamos somente 30% do nosso closet. Ou seja, sempre tem peça parada lá.
E se você não souber como fazer a limpa, tiver dificuldade em desapegar de roupas carregadas de lembranças ou mesmo quiser uma orientação para compor looks, busque a ajuda de um profissional. A consultora de imagem tem um olhar mais prático, menos viciado e sem apego. Ela vai te ajudar nas dúvidas e indicar o que lhe favorece.
5. Faca uma lista na hora das compras
É a hora de começar a reconstruir um guarda roupa que tenha a sua cara e o seu estilo!
Comece anotando qual prioridade, que apareceu muito nas suas referências e você tem sentido muita falta no seu armário. E para isso você pode usar a Shopping List do Resolva App.
Além da necessidade, pense em como essas novas peças podem ser combinadas com o que você já possui e se elas se encaixam no seu estilo pessoal - agora, já bem melhor definido com as dicas anteriores.
Importante: tenha a sua lista sempre em mãos e siga à risca! Isso evita compras por impulso ou desnecessárias.
6. Experimente sem medo de errar!
Lembre-se de se divertir no processo! Moda é expressão e estilo pessoal tem tudo a ver com treino. Quanto mais se pratica um esporte, melhor a gente fica - e na moda também é assim. Ninguém nasce com um senso estético super apurado.
Agora, se você tem medo de tentar algo novo ou até de sair da sua zona de conforto, que tal usar o combinômetro do Resolva App? Ele vai te ajudar a explorar novas possibilidades dentro do seu guarda roupa!
Comentários